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Projeto
O
Projeto Antologias, Discurso e
Práticas Letradas está
norteado pela pesquisa sobre antologias poéticas
bilíngües, desenvolvida - com apoio do CNPq e da
FAPESP - pela professora Silvana Serrani no IEL-Unicamp.
Os objetivos da pesquisa do grupo são:
1.
estudar antologias bilíngües e multiculturais de
diversos
gêneros, do ponto de vista discursivo-arqueológico
e dos
desenvolvimentos recentes da teoria cultural, em
função
da construção de memórias e
cartografias
sócio-culturais (Foucault, 1986; Orlandi, 1987;
Pêcheux,
1990; Williams, 1993; Courtine, 1994; Nora 1984/1996; Eagleton
2003/2005a/2005b);
2.analisar a macro-estrutura das antologias do
corpus - fontes secundárias: prefácios, ensaios
preliminares, prólogos, notas biográficas de
autores e/ou tradutores, posfácios etc. - e as fontes
primárias: trechos selecionados em
função de tópicos de teoria cultural
em análise.
3. elaborar taxonomias do discurso
antológico e desenvolver a organização
de um Banco de Antologias editadas nas últimas
décadas;
4.
examinar a presença (ou ausência), papel e
funções da literatura e do artefato cultural
(Bartlett e
Holland, 2002) "antología", em cursos de
formação
ou aperfeiçoamento de professores e em
instituições de Educação
Básica do
sistema formal de educação brasileiro.
5.
realizar estudos de caso com utilização de
material
antológico em práticas letradas educacionais,
especialmente, em atividades de leitura e escrita, considerando os
desenvolvimentos nos estudos de currículo
multidimensional-discursivo (Stern, 1993; Coste, 1996, Serrani, 2005),
nos contextos apontados de formação de
professores de
língua(s) e de educação
bilíngüe de
jovens brasileiros.
Para ver os componentes
do projeto clique aqui.
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