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O Projeto Antologias, Discurso e Práticas Letradas está norteado pela pesquisa sobre antologias poéticas bilíngües, desenvolvida - com apoio do CNPq e da FAPESP - pela professora Silvana Serrani no IEL-Unicamp.

Os objetivos da pesquisa do grupo são:
1. estudar antologias bilíngües e multiculturais de diversos gêneros, do ponto de vista discursivo-arqueológico e dos desenvolvimentos recentes da teoria cultural, em função da construção de memórias e cartografias sócio-culturais (Foucault, 1986; Orlandi, 1987; Pêcheux, 1990; Williams, 1993; Courtine, 1994; Nora 1984/1996; Eagleton 2003/2005a/2005b);

2.analisar a macro-estrutura das antologias do corpus - fontes secundárias: prefácios, ensaios preliminares, prólogos, notas biográficas de autores e/ou tradutores, posfácios etc. - e as fontes primárias: trechos selecionados em função de tópicos de teoria cultural em análise.

3. elaborar taxonomias do discurso antológico e desenvolver a organização de um Banco de Antologias editadas nas últimas décadas;

4. examinar a presença (ou ausência), papel e funções da literatura e do artefato cultural (Bartlett e Holland, 2002) "antología", em cursos de formação ou aperfeiçoamento de professores e em instituições de Educação Básica do sistema formal de educação brasileiro.

5. realizar estudos de caso com utilização de material antológico em práticas letradas educacionais, especialmente, em atividades de leitura e escrita, considerando os desenvolvimentos nos estudos de currículo multidimensional-discursivo (Stern, 1993; Coste, 1996, Serrani, 2005), nos contextos apontados de formação de professores de língua(s) e de educação bilíngüe de jovens brasileiros.
Para ver os componentes do projeto clique aqui.

© Antologias Bilíngues, Discurso e Práticas Letradas - 2007