Principio | Equipo | Proyecto | Publicaciones y tesis | Apoyos | Contacto | Eventos | English

>> Publicações e Teses
Obs.: Informações sobre artigos publicados e teses defendidas antes de 2004 constam na página eletrônica da coordenadora do Projeto

Publicações Recentes e Teses defendidas este ano e em andamento:
Livros e Volumes Organizados:

SERRANI, Silvana (2005): Discurso e Cultura na Aula de Língua Currículo – Leitura – Escrita. Campinas: Pontes. ISBN 85-7113-212-7, 146 páginas.
      >> Prefácio
      >> Sumário
      >> Excertos : capitulo 3, cap&iaute;tulo 4, capitulo 7

SERRANI, Silvana (Org.) (2003): “Línguas e Processos Discursivos - Teoria e Prática”. Fragmentos 22. Florianópolis: Editora da UFSC. ISSN 0103 -1783, 203 páginas.

Serrani, S. "Afetividade e Escrita em Língua Estrangeira"
Dahlet, V. "Para uma Topologia do Escrevente em Línguas Estrangeira e Maternaâ"
Franzoni, P. "Língua Estrangeira, Formação do Professor e Construção de Sentidos: a Escrita como Lugar de Observação"
Ghiraldelo, C. "As Representaçes do Estrangeiro em Atividades de Livros Didáticos de Língua Portuguesa"
Baghin-Spinelli, D. "Uma Proposta Discursiva de Leitura nos Cursos de Formação de Professores de Língua Inglesa"
Fonseca, A. "Quando os 'Erros' Não São Só 'Erros': Por uma Visão Discursiva da Produção Oral de Aprendizes de Português Segunda Língua"
Flores, S. "Compreensão Auditiva: o Inútil Cativeiro do Discurso"
Turbin, A. "Representaçes sobre a Escrita em Língua Estrangeira no Ensino para Adolescentes"
Bolognini, C e G. Schumm "Colonização e/ou Imigração: Imaginários e Estereótipos que incidem no Ensino de Alemão no Brasil"
Corrêa, M. "Produção textual em Cursos de Comunicação Social: Dialogia e Veridicção"
Neves, M. "Ressonâncias Discursivas e Avaliação da Composição Textual em Defesas de Teses Acadêmicas" ”
James, W. "Professor, Aluno e Ensino na Discursividade dos Documentos Oficiais"

Artigos e Capítulos de Livros:

SERRANI, Silvana. (2005)“Antologias Bilíngües: Memória Transcultural e Ensino de Língua” in “Rösing, Tania M. K.; Schons, Carme Regina (orgs). Questões de escrita. Passo Fundo: Editora da UPF: 85-113.
      >> Artigo

SERRANI, Silvana. (2005). “Culture maternelle, reformulation discursive et enseignement de langues étrangères au Brésil”. Cahiers du français contemporain, Lyon - França, v. 1, n. 10, 2005, pp. 49-62.

SERRANI, Silvana. (2005) “Discurso e Tradução em Antologias Poéticas Bilíngües da Última Década”. In Costa, W. e Torres, M. H. Discurso e Tradução. Florianópolis: Editora da UFSC, no prelo.

SERRANI, Silvana.“Identidade e Representação do Brasil em Antologias Poéticas Bilíngües” in M. J. Coracini; M. Grigoletto e M. I. Magalhães (Orgs). Livro do GT da ANPOLL: Práticas Identitárias e Lingüística Aplicada, no prelo

SERRANI, Silvana.“Poesia Musicada, Discurso e Formação em Letras” in M. Correia (Org.) Escrita e Representação. São Paulo: Parábola, no prelo.

SERRANI, Silvana. (2004): “Lo lingüístico, lo intersemiótico y lo literario en el estudio de la lengua”, Rasal, 2, ISSN: 0327-8794, Buenos Aires, Argentina, pp. 171-180.

SERRANI, Silvana (2004a): “Docente de lenguas como interculturalista”. Revista Lenguas Vivas, Buenos Aires, v. 1, n. 3, pp. 4-14.

Teses:

Maria Jeslima Cahuao Riera
: “Currículo Interculturalista e Ensino de Espanhol no Brasil: Lendas Folclóricas, Memória e Escrita.” Dissertação de Mestrado defendida em junho, 2005.
      >> Abstract

Luciana Ferreira Dias: ”Embate, (Rebate) e Debate de Idéias e Visões em Antologias Ensaísticas: a Brasilidade em Questão” Tese de Doutorado em andamento.

Maria Suely Oliveira Goldstein: “Antologias de Narrativas Populares Compiladas nas Práticas Letradas da Educação Bilíngüe em Alemão no Brasil” Tese de Doutorado em andamento.

Juliana Burguez Tonon: “Dramaturgia Brasileira e Inglesa: espaço de memória transcultural nas aulas de língua inglesa”. Dissertação de Mestrado em andamento.


© Antologias Bilíngues, Discurso e Práticas Letradas - 2005